Escola, diversidade e formação docente: um olhar sobre os multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.13405Palavras-chave:
Escola, Formação Docente, multiletramento, InterculturalidadeResumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre o seguinte questionamento: de que maneira a formação de professoras e professores pode contribuir para o reconhecimento e a valorização das diferenças culturais nos contextos escolares e, consequentemente, sociais, sem perder de vista sua valorização enquanto profissional? Esta reflexão se justifica na necessidade de formação docente adequada a contextos sociais atuais. As considerações elencadas têm como objetivo refletir sobre a importância da formação dos educadores para atuar frente a diversidade na escola. Para tanto seguimos a metodologia de análise bibliográfica fazendo a abordagem da diversidade no contexto escolar, práticas de letramento e multiletramento e a interculturalidade descrevendo e discutindo autores como Candau (2012), Rojo e Moura (2012) e Kleiman e Santos (2019). Como resultado, o artigo traz sugestões para pensar criticamente a escola e a indicação do multiletramento como poderosa ferramenta na busca de atender a necessidade de transformação do perfil educacional e a urgência de construirmos novas formas de ler e escrever, que contemplem as diversas culturas até então silenciadas.
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