MACHADO DE ASSIS E A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA LEITURA SOB O VIÉS DA CRÍTICA LITERÁRIA

Autores

  • Elen Karla Sousa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sebastião Marques Cardoso Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Literatura Afro-brasileira; Crítica Literária; Machado de Assis.

Resumo

Iremos, neste artigo, abordar a literatura de Machado de Assis, no que se refere à discussão sobre literatura afro-brasileira, com base nos estudos de Eduardo de Assis Duarte, expostos no livro “Machado de Assis: afro-descendente”. Consideramos ser pertinente relacionar a literatura machadiana da literatura afro-brasileira. Nosso maior interesse será refletir sobre o destaque do negro na escrita machadiana. Conforme aponta o crítico Eduardo de Assis Duarte, o escravo, em Machado, não é protagonista, e sim, figurante, apesar de na juventude, em alguns textos, ter colocado, mesmo que de forma trágica, a mulher como protagonista.  Avaliaremos, assim, que a escrita de Machado não defende o racismo, através da estereotipação negra. Contrariamente, sua narrativa realiza uma denúncia ao racismo, ao relatar as relações dissonantes entre senhores e escravos, e as tiranias cometidas contra os negros, permitindo uma visão crítica sobre o choque sócio-histórico e a relação subalterna dos descendentes de africanos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Karla Sousa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Letras, com área de concentração em Estudos do Discurso e do Texto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sebastião Marques Cardoso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Professor de Teoria Literária do Departamento de Letras Estrangeiras. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Silva, E. K. S. da, & Cardoso, S. M. (2018). MACHADO DE ASSIS E A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA LEITURA SOB O VIÉS DA CRÍTICA LITERÁRIA. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2776