AS REPERCUSSÕES DO MOVIMENTO HOMESCHOOLING NOS SÉCULOS XX E XXI E O ENSINO EM CASA NO BRASIL

Autores

  • Ivana Bittencourt Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Palavras-chave:

Lar; Ensino; Homeschooling; Brasil.

Resumo

O presente estudo aborda as repercussões do movimento homeschooling nos séculos XX e XXI, compreendendo-o também como fenômeno internacional e nacional, organizado e em expansão. Este trabalho defende que a análise do fenômeno/movimento, por meio de pesquisas já realizadas nos Estados Unidos da América, possibilita a compreensão do perfil e motivações dos homeschoolers e o resultado aponta para o fato de que os argumentos críticos no que diz respeito à socialização, a cidadania e ao individualismo não encontram amparo científico. De modo que, o ensino em casa no Brasil, pode apresentar outros obstáculos, no entanto, não são pertinente os argumentos críticos da socialização, cidadania e individualismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Bittencourt Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb). Professora efetiva da Uesb.

Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Uesb.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Lima, I. B., & Santos, C. E. F. dos. (2018). AS REPERCUSSÕES DO MOVIMENTO HOMESCHOOLING NOS SÉCULOS XX E XXI E O ENSINO EM CASA NO BRASIL. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2777