AS ÁGUAS TURVAS, UMA NARRATIVA SOMBRIA E AS IMAGENS DO PECADO: O PÂNTANO DO JOGO MAGIC: THE GATHERING

THE SWAMP OF THE GAME MAGIC: THE GATHERING

Autores

  • Heloisa Juncklaus Preis Moraes Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) http://orcid.org/0000-0003-2038-7022
  • Lucas Pereira Damázio Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
  • Reginaldo Osnildo Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3782

Palavras-chave:

Imagem; Jogo; Pântano; Água turva; Pecados.

Resumo

O presente artigo aproxima os estudos da Teoria do Imaginário e o Magic: The Gathering, jogo de estratégia que envolve a participação de dois ou mais jogadores. Para isso, será feita uma relação simbólica entre os encantamentos, as magias, as criaturas míticas que alimentam o jogo e os conceitos do imaginário, a partir de Bachelard (2013) e de Jung (2000). O recorte analisado figura em determinada energia imaginária detentora do poder que controla a força dos pântanos, a mana preta. A análise aponta como o imaginário das águas escuras é configurado, evocado e materializado na construção da narrativa e da atmosfera que dá vida ao jogo, identificando, pela Hermenêutica Simbólica, os sete pecados capitais como evocadores de sentido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano (pesquisa.unisul.br/imaginario).

 
 

Lucas Pereira Damázio, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Membro do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

 

Reginaldo Osnildo, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Membro do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

 

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Moraes, H. J. P., Damázio, L. P., & Osnildo, R. (2018). AS ÁGUAS TURVAS, UMA NARRATIVA SOMBRIA E AS IMAGENS DO PECADO: O PÂNTANO DO JOGO MAGIC: THE GATHERING: THE SWAMP OF THE GAME MAGIC: THE GATHERING. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3782