ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES

Autores

  • Ângela Cogo Fronckowiak Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
  • Carlos René Ayres Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cristiane Dall Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5074

Palavras-chave:

Oralidade; Leitura; Escrita; Ensino de língua e de literatura; Formação de professores.

Resumo

Este trabalho, fruto da reflexão conjunta de docentes que atuam na formação de professores em nível superior, visa a apresentar algumas considerações acerca de temas que permeiam as discussões em torno do ensino de língua materna e de literatura: a oralidade, a leitura, a escrita e o letramento. A partir de experiências como coordenadores de projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, este texto foi construído com base nos seguintes objetivos: a. refletir sobre a oralidade e a escrita; b. pensar o papel da escola no desenvolvimento da competência de leitura e de escrita em uma perspectiva que considere, também, a formação de professores de língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cogo Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

Carlos René Ayres, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor de Departamento de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Coordenador do Programa Institucional de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica.

Cristiane Dall Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Fronckowiak, Ângela C., Ayres, C. R., & Lebler, C. D. C. (2019). ORALIDADE, LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5074

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados