UM CORPO ESTRANHO EM "FESTA"

Autores

  • Lucca de Resende Nogueira Tartaglia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5116

Resumo

No livro Modernismo em revista: estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920, Ivan Marques nos apresenta, dentre os periódicos de arte que apareceram na década de 20, a revista Festa. Segundo Marques, embora “considere ultrapassados o ‘desconsolo romântico’, o ‘estéril ceticismo parnasiano’ e a ‘angústia das incertezas simbolistas’, o espírito polêmico de Festa não se volta contra a tradição literária (o Simbolismo, precisamente, será sua principal referência), mas contra a atitude destruidora dos outros modernistas” (MARQUES, 2013, p. 82). Nesse breve ensaio, nos ocuparemos de refletir acerca dessa “principal referência”, das suas marcas nas páginas do mensário - declarações mais diretas de um vínculo com a tradição - e dos rasgos que transcenderam a essas páginas, escoando por outros cantos, gotejando outros campos, fluindo para além do(s) Modernismo(s), desaguando em coisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucca de Resende Nogueira Tartaglia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista CAPES desde 2017, Lucca Tartaglia é doutorando em Letras Vernáculas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (2014) e graduação em Letras (Língua Portuguesa / Literaturas de Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2013).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Tartaglia, L. de R. N. (2019). UM CORPO ESTRANHO EM "FESTA". fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5116