TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO
FOCUS ON THE CLASSBOOK
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5567Palavras-chave:
Língua Espanhola, Livro didático, PNLD, TICResumo
O presente artigo apresenta pesquisa sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em livro didático para o ensino de Espanhol aprovado no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Trata-se de um recorte de investigação de Mestrado desenvolvida no Amazonas, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, que tem como corpora o livro didático e o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018. Os principais teóricos que embasam a pesquisa e este artigo são AUTOR (2010, 2018), Moran, Masseto e Behrens (2012) e Guimarães e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o Edital PNLD 2018 apresenta critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionarem explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e, além disso, pouca variedade nas propostas didático-pedagógicas no livro didático investigado, com predominância para TIC que amparam atividades de compreensão auditiva. Constatamos, também, uma preocupante perspectiva sobre a manutenção do componente de Língua Espanhola no âmbito do PNLD.
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