LINGUAGEM AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: NOVOS SUJEITOS, NOVOS OBJETOS E NOVAS PRÁTICAS
NEW SUBJECTS, NEW OBJECTS AND NEW PRACTICES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5577Palavras-chave:
Gêneros discursivos; Linguagem audiovisual; Relações étnico-raciais; Sequência didática.Resumo
Neste estudo, visamos, em primeiro lugar, propor o estudo das linguagens verbal, visual e audiovisual no contexto escolar e de sua compreensão como superfície cultural que dá visibilidade para outras existências e outros mundos.Partindo desse objetivo, desenhamos os seguintes objetivos específicos: mapear as potencialidades e limitações do audiovisual como recurso didático; identificar sob que perspectivas pedagógicas essa prática pode ocorrer; oferecer elementos para compreender as possibilidades do uso do audiovisual em sala de aula; e elaborar uma proposta de sequência didática que aborde gêneros discursivos e relações étnico-raciais para a sala de aula de Ensino Fundamental II. Centrando na proposta de sequência didática, podemos afirmar que o diálogo entre a teoria e o cotidiano escolar permite uma visão mais aberta para as linguagens, suas particularidades e suas potencialidades com a finalidade de sensibilizar, contextualizar, exemplificar e a ilustrar conteúdos.
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