SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma análise, destacando algumas repercussões possíveis da reportagem intitulada “Vamos combater o preconceito?” publicada na Edição 318 da revista Nova Escola. Cumprimos nosso intento à luz da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 1981, 1984, 1988, 2003) e da Linguística Aplicada enquanto ciência social de estudos da linguagem, especialmente tratando o caráter interdisciplinar das reflexões de Moita Lopes (2006). Os objetivos são a identificação das representações sociais que perpassam os discursos dos entrevistados representados, bem como a análise dos discursos das classes hegemônicas presentes na reportagem. Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados constituem-se na identificação e na análise dos sujeitos em seus papéis sociais e dos discursos enunciados por eles a partir do gênero textual reportagem. Enfim, os papéis sociais indiciam modos de representar a realidade no gênero reportagem, fortalecendo e naturalizando, por vezes, percepções sobre a escola e os sujeitos que são objetos de preconceito.
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