SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM

Autores

  • Nadia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Dulcinéa Silva Jerônimo Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise, destacando algumas repercussões possíveis da reportagem intitulada “Vamos combater o preconceito?” publicada na Edição 318 da revista Nova Escola. Cumprimos nosso intento à luz da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 1981, 1984, 1988, 2003) e da Linguística Aplicada enquanto ciência social de estudos da linguagem, especialmente tratando o caráter interdisciplinar das reflexões de Moita Lopes (2006). Os objetivos são a identificação das representações sociais que perpassam os discursos dos entrevistados representados, bem como a análise dos discursos das classes hegemônicas presentes na reportagem. Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados constituem-se na identificação e na análise dos sujeitos em seus papéis sociais e dos discursos enunciados por eles a partir do gênero textual reportagem. Enfim, os papéis sociais indiciam modos de representar a realidade no gênero reportagem, fortalecendo e naturalizando, por vezes,  percepções sobre a escola e os sujeitos que são objetos de preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), atuando no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dulcinéa Silva Jerônimo, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestranda em Letras - Teoria Literária e Crítica da Culturapela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Biavati, N. D. F., & Jerônimo, D. S. (2020). SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579