LÉXICO E TERRITÓRIO

Autores

  • Robervânia Lima de Sá Universidade Federal do Tocantins (UFT); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Ifpa)
  • Leicijane da Silva Barros Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5598

Palavras-chave:

Desterritorialização; Léxico; Reterritorialização; Território.

Resumo

No campo dos estudos lexicais, o conceito de território está presente em múltiplas dimensões e sentidos. Ele se verifica em documentos ou produtos como dicionários, glossários, vocabulários e também em pesquisas gerais que envolvem a palavra, isto é, a lexia. O presente artigo procura discutir o conceito de território, bem como sua utilização ou aplicabilidade à lexicologia sob a ótica de Bidermam (2001), Barbosa, (1981), Basílio (2004) e os filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari (1974, 1989, 1992, 1995, 2004). A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo-explicativo e os resultados possibilitaram perceber a formação lexical como um território processual de transformações contínuas, isto é, um campo de perspectivas distintas que se desterritorializa e reterritorializa lentamente, sempre guiado por jogos de força e poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robervânia Lima de Sá, Universidade Federal do Tocantins (UFT); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Ifpa)

Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Ifpa).

Leicijane da Silva Barros, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – (Profletras/UFT), Campus de Araguaína.

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT ). Doutor e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (Usp). Realizou estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade da Beira Interior (Portugal - 2015, Bolsista Sênior CAPES) e em Letras Clássicas (Latim), pelo Laboratório de Letras Clássicas da Universidade Federal da Paraíba (2015).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Sá, R. L. de, Barros, L. da S., & Furtado de Oliveira, L. R. P. (2020). LÉXICO E TERRITÓRIO. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5598