MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA

Autores

  • Marcelo de Castro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954

Resumo

Este estudo, fundamentado nas teorias a respeito dos multiletramentos e dos gêneros discursivos, objetivou caracterizar e analisar como uma docente de Língua Portuguesa explorou a escrita do gênero discursivo multimodal marcador de página, em um evento de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com isso se intencionou problematizar possibilidades e desafios que emergem de práticas dessa natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a investigação ocorreu por meio da observação participante da prática de uma professora em três turmas de 8º ano, em uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais). A partir disso, foi perceptível depreender possibilidades didáticas e discursivas, por exemplo, referentes à valorização das múltiplas linguagens em uma prática social de produção de um gênero discursivo composto por um projeto gráfico-visual. Além disso, foi possível discutir entraves inerentes às práticas multiletradas no ensino de Língua Portuguesa, como a escolarização de um gênero discursivo, o que implica mudanças de tecnologias e de recursos usados em processos de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).  Docente da disciplina Oficina de Língua Portuguesa: texto e discurso, na Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Castro, M. de. (2020). MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954