REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA CIENTÍFICA EM VÍDEOS DO YOUTUBE
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7047Palavras-chave:
Artigo científico; Canal do YouTube; Escrita científica.Resumo
Partindo da necessidade de se problematizar questões relacionadas à leitura e à escrita no ensino superior no contexto das tecnologias digitais, este artigo objetiva analisar representações acerca da escrita científica expressas em vídeos do YouTube. Assumindo um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa, o trabalho centra-se no exame de dois vídeos do canal do Youtube “TCC Sem Drama” destinados a apresentar orientações sobre como escrever artigos científicos. A fundamentação teórica compreende ideias de pensadores e comentadores do Círculo de Bakhtin e trabalhos de estudiosos que abordam a escrita científica em perspectiva enunciativa e/ou sociorretórica. A análise aponta que a escrita científica é significada, nesses vídeos, como um produto com estrutura fixa, homogênea e generalizável, a ser apreendida por um conjunto de técnicas concebidas para cumprir, dentro de um espaço de tempo reduzido, uma mera tarefa/obrigação acadêmica.
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