REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA CIENTÍFICA EM VÍDEOS DO YOUTUBE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7047

Palabras clave:

Artigo científico; Canal do YouTube; Escrita científica.

Resumen

Partindo da necessidade de se problematizar questões relacionadas à leitura e à escrita no ensino superior no contexto das tecnologias digitais, este artigo objetiva analisar representações acerca da escrita científica expressas em vídeos do YouTube. Assumindo um olhar interpretativo e uma abordagem qualitativa, o trabalho centra-se no exame de dois vídeos do canal do Youtube “TCC Sem Drama” destinados a apresentar orientações sobre como escrever artigos científicos. A fundamentação teórica compreende ideias de pensadores e comentadores do Círculo de Bakhtin e trabalhos de estudiosos que abordam a escrita científica em perspectiva enunciativa e/ou sociorretórica. A análise aponta que a escrita científica é significada, nesses vídeos, como um produto com estrutura fixa, homogênea e generalizável, a ser apreendida por um conjunto de técnicas concebidas para cumprir, dentro de um espaço de tempo reduzido, uma mera tarefa/obrigação acadêmica.

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Biografía del autor/a

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Araraquara. Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

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Publicado

2021-02-15

Cómo citar

Bessa, J. C. R., & Silva, N. K. de O. (2021). REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA CIENTÍFICA EM VÍDEOS DO YOUTUBE. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7047