RELAÇÃO ENTRE CONFIABILIDADE DAS NOTÍCIAS E ALTURA DE VOZ DE REPÓRTERES DO JN, SBT BRASIL E JR
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7088Palavras-chave:
Confiabilidade, Altura de voz, Repórteres, Matérias, PúblicoResumo
Esta pesquisa traz a seguinte questão: existe uma relação entre confiabilidade da matéria jornalística e altura de voz de repórteres? Nossa hipótese é a de que não existe mais uma relação intrínseca entre a altura da voz e a confiabilidade da matéria. Nosso objetivo é investigar se a confiabilidade de uma matéria está relacionada à altura da voz do telejornalista. Para isso, selecionamos vídeos de matérias telejornalísticas transmitidas no ano de 2017 e os exibimos para um público alvo para que julgassem a confiabilidade das matérias e a altura das vozes dos repórteres. Os resultados encontrados ratificam nossa hipótese de que não existe uma relação intrínseca entre altura de voz e confiabilidade.
Downloads
Referências
BELDA, F. R & SANTOS, G. S. A concepção e a percepção da credibilidade no jornalismo. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, v. 1, p. 1-16. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/135299/131159 > Acesso em 16 Dez. 2017.
CAGLIARI, L. C. Elementos de fonética do português brasileiro. São Paulo: Paulistana, 2007.
CUNHA, A. A. Telejornalismo. São Paulo: Editora Atlas, 1990.
HERREROS, M. C. Información Televisiva: mediaciones, contenidos, expresión y programación. Madrid: Editorial Síntesis, 1998.
KYRILLOS, L.; COTES, C.; FEIJÓ, D. Voz e corpo na TV: a fonoaudiologia a serviço da comunicação. São Paulo: Globo, 2003.
LEWICKI, R. J. & TOMLINSON, E. C. Trust and Trust Building. Beyond Intractability. Eds. Guy Burgess and Heidi Burgess. Conflict Information Consortium,
University of Colorado, Boulder. Posted: December, 2003. Disponível em: < http://www.beyondintractability.org/essay/trust-building >. Acessado em 16 Dez. 2017..
MALMBERG, B. A fonética – no mundo dos sons da linguagem. Portugal: Livros do Brasil, 1954.
PACHECO, V. (2006). O efeito dos estímulos auditivo e visual na percepção de marcadores prosódicos lexicais e gráficos usados na escrita do Português do Brasil. 2006. 319 f. Tese (doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.
PANICO, A. C. B. & FUKUSIMA, S. S. Confiabilidade – Traços acústicos que a caracterizam e como desenvolvê-los. In: Kyrillos, L. R. (Org.). Fonoaudiologia e Telejornalismo: relatos de experiências na Rede Globo de Televisão. Rio de Janeiro: Revinter, 2003. P. 47-58
PORTINHA, S. A voz das emoções no jornalismo de televisão. In: Actas das Jornadas – A Linguagem da voz. (cap. 8, pp.87-99). 1ª Jornada A Linguagem da Voz, Faculdade de Medicina de Lisboa. 2011. Disponível em::< https://www.academia.edu/4914421/Atas_das_1as_Jornadas_A_Linguagem_da_Voz_Faculdade_de_Medicina_Universidade_de_Lisboa> Acesso em: 15 Dez 2017.
REINIGER, A. M. História da fonoaudiologia no telejornalismo. In: Kyrillos, L. e FEIJÓ, D. Fonoaudiologia e Telejornalismo. Editora Revinter, Rio de Janeiro, 2004. P. 1-3
RUSSI, A. C. Voz e telejornalismo: um estudo sobre a construção vocal da credibilidade. 2016. 139 f. Dissertação (mestrado em Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016. Disponível: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169222> Acesso em: 15, Dezembro, 2017.
SENESE, S.M.M. Stress e desempenho profissional em Telejornalismo.2008 Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: < https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-26052008-142247/publico/Senese_mestrado.pdf > Acesso em 16 Dez. 2017.
SERRA, P. O princípio da credibilidade na seleção da informação mediática. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo%20-credibilidade-seleccao-informacao.pdf.> Acessado em 16 Dez. 2017.
VIGIL, J. I. L. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas - Catálogo Geral, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.