PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS (LEA) SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS A DISTÂNCIA UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7440

Palavras-chave:

Inglês para Negócios, TDIC, Tarefas colaborativas, Metodologia ativa

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado sobre o ensino-aprendizagem de Inglês para Fins de Negócios (IFN) baseado em tarefas orais, em um curso a distância, utilizando recursos digitais. Um dos objetivos da pesquisa foi identificar as percepções dos alunos sobre sua aprendizagem, foco da discussão deste artigo. Os participantes foram alunos de um curso de graduação intitulado Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), de duas instituições públicas, uma localizada no estado da Bahia, e outra no estado do Rio de Janeiro. O curso foi hospedado no ambiente virtual de aprendizagem Edmodo. A pesquisa foi embasada em Duddley-Evans e St John (1998), Ellis e Johnson (1994) referente ao IFN; Moran e Bacich (2018), referente à Metodologia Ativa; em Ribeiro (2008), relacionado à Aprendizagem Baseada em Problema (ABProb); em Moller e Huett (2012) para o Ensino a Distância (EaD) e em Ellis (2003), sobre Tarefas. Para realizar a pesquisa desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo-interpretativo. Para gerar os dados utilizaram-se questionários, entrevistas, tarefas gravadas em áudio e vídeo e relatórios reflexivos. Os resultados referentes às percepções dos alunos sobre sua aprendizagem indicaram que eles atuaram como protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem; em seus depoimentos, afirmaram que o material do curso contribuiu para o bom desempenho das tarefas de forma proativa. As percepções referentes à sua aprendizagem foram positivas, os alunos elogiaram o material didático, a dinâmica do curso e a contribuição das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

JORGE ONODERA, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Vera Lúcia Teixeira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora aposentada da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

ONODERA, J., & Silva, V. L. T. (2021). PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS (LEA) SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS A DISTÂNCIA UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7440

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados