MONTAGEM POÉTICA E ONIRISMO EM “AS APARIÇÕES”: UMA LEITURA DO CANTO QUARTO DE INVENÇÃO DE ORFEU, DE JORGE DE LIMA

Autores

  • Luciano Cavalcanti Universidade Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8049

Palavras-chave:

Invenção de Orfeu; montagem poética; onirismo

Resumo

Invenção de Orfeu representa uma tentativa de criar um novo mundo verbal, uma ilha utópica. Mas uma ilha do eterno movimento, transmutável a todo momento e caracteristicamente órfica por definição, em que a necessidade da criação é privilegiada em todos os sentidos. Neste texto, deteremos nossos esforços na análise do Canto Quatro do poema, denominado “As aparições”. Nesse Canto há a predominância de imagens plásticas e visuais (surrealistas e bíblicas) e também descrições metalinguísticas que revelam o modo como se elaborou o épico limiano. O que revela sua importância para a compreensão de Invenção de Orfeu, poema essencialmente composto pela montagem poética e pelo onirismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Cavalcanti, Universidade Vale do Rio Verde

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara. Professor da Universidade Vale do Rio Verde.

Referências

ANDRADE, Mário de. Fantasias de um Poeta. In: Paulino, Ana Maria (Org.) O Poeta Insólito – Fotomontagens de Jorge de Lima. São Paulo: IEB/USP, 1987.

CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias. Metamorfoses de Orfeu: a “utopia” poética na lírica final de Jorge de Lima. São Paulo: Todas as Musas/Fapemig, 2015.

IVO, Lêdo. Rol de insulindias. In: Paraíso de papel. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, s/d.

LIMA Jorge de. Obra Completa (Org. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.

LIMA, Sérgio. A aventura Surrealista. (Tomo I). Campinas. S. P.: Ed. Unicamp; São Paulo: UNESP; Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

MENDES, Murilo. Nota liminar. In: Paulino, Ana Maria (Org.) O Poeta Insólito – Fotomontagens de Jorge de Lima. São Paulo: IEB/USP, 1987.

PAZ, Octavio. A Inspiração. In: O Arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

SENNA, Homero. O mistério poético. In: República das letras: entrevistas com vinte grandes escritores brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Cavalcanti, L. (2021). MONTAGEM POÉTICA E ONIRISMO EM “AS APARIÇÕES”: UMA LEITURA DO CANTO QUARTO DE INVENÇÃO DE ORFEU, DE JORGE DE LIMA . fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8049

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados