MONTAGEM POÉTICA E ONIRISMO EM “AS APARIÇÕES”: UMA LEITURA DO CANTO QUARTO DE INVENÇÃO DE ORFEU, DE JORGE DE LIMA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8049Palavras-chave:
Invenção de Orfeu; montagem poética; onirismoResumo
Invenção de Orfeu representa uma tentativa de criar um novo mundo verbal, uma ilha utópica. Mas uma ilha do eterno movimento, transmutável a todo momento e caracteristicamente órfica por definição, em que a necessidade da criação é privilegiada em todos os sentidos. Neste texto, deteremos nossos esforços na análise do Canto Quatro do poema, denominado “As aparições”. Nesse Canto há a predominância de imagens plásticas e visuais (surrealistas e bíblicas) e também descrições metalinguísticas que revelam o modo como se elaborou o épico limiano. O que revela sua importância para a compreensão de Invenção de Orfeu, poema essencialmente composto pela montagem poética e pelo onirismo.
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