GÊNERO, PERFORMANCE E PRESENÇA EM UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, DE ERICO VERISSIMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9565

Palavras-chave:

Masculinidade, Gênero, Performance, Oralidade, Presença

Resumo

Este artigo objetiva analisar a caracterização do personagem Rodrigo Cambará em Um certo capitão Rodrigo, parte da trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Serão utilizados conceitos associados ao que se convencionou chamar de campo não-hermenêutico, os quais priorizam aspectos materiais relacionados ao corpo, presença, oralidade, indumentária e performance. Lançaremos mão do aporte teórico de estudiosos como Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Zumthor e Judith Butler a fim de apreender a construção material do gênero, bem como Joan Scott para a abordagem da centralidade do gênero enquanto categoria de análise no debate acadêmico a partir da década de 1990. Também procuraremos demonstrar de que forma a figura de Rodrigo Cambará não corresponde a uma caracterização idealizada do gaúcho, permitindo entrever traços do que ficou conhecido, na literatura gauchesca da região do Rio da Prata, como gaúcho matreiro. Objetiva-se, com este artigo, ampliar as potencialidades de análise dos fenômenos envolvendo gênero e materialidade tendo como base obras canônicas da literatura brasileira, fornecendo, com isso, novas perspectivas de leitura acerca destas mesmas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greicy Pinto Bellin, Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, (UFPR). e pela e pós-doutoraUNICAMP. Pofessora da professora titular do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade  de Campinas (Uinicamp) e na  UFPR. Líder no grupo SEPP (Seminário de Estudos de Produção de Presença), registrado no CNPq, destinado a estudar a obra de Hans Ulrich Gumbrecht. Publicou recentemente a tradução de "Os poderes da filologia", de Gumbrecht, lançamento inédito em português. É também tradutora da obra de Machado de Assis para o inglês, tendo lançado a coletânea Miss Dollar: Stories by Machado de Assis, em 2016. 

Johnes Tadeu Gomes, UNIANDRADE

Mestre em Teoria Literária peloCentro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Membro do grupo SEPP.

Referências

BERTUSSI, Lisana. Martín Fierro: o anti-herói gauchesco da literatura do Prata. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC. Curitiba: UFPR, 2011.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

______. Presença na linguagem ou presença contra a linguagem. Trad. Luciana Villas Bôas e Markus Hediger. In: ____. Graciosidade e Estagnação: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

_____. O campo não-hermenêutico ou a materialidade da comunicação. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 10, n. 11, 2010, p. 386-407. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116873 Acesso em: 07/04/2021.

HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Trad. Antonio Augusto Fagundes. Porto Alegre: Letra e Vida Editora da Cidade, 2012.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Trad. Cristiane Rufino Dabat e Maria Betânia Dávila. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20. n. 2, 1995, p. 71-99. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667 Acesso em: 05/04/2021.

SILVA, Sérgio Gomes da. A crise da Masculinidade: Uma crítica à Identidade de Gênero e à Literatura Masculinista. In Psicologia Ciência e Profissão. Rio de Janeiro, 2006, p. 118-131.

VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento parte I: O Continente. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Bellin, G. P., & Gomes, J. T. . (2022). GÊNERO, PERFORMANCE E PRESENÇA EM UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, DE ERICO VERISSIMO . fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9565