GÊNERO, PERFORMANCE E PRESENÇA EM UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, DE ERICO VERISSIMO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9565Palavras-chave:
Masculinidade, Gênero, Performance, Oralidade, PresençaResumo
Este artigo objetiva analisar a caracterização do personagem Rodrigo Cambará em Um certo capitão Rodrigo, parte da trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Serão utilizados conceitos associados ao que se convencionou chamar de campo não-hermenêutico, os quais priorizam aspectos materiais relacionados ao corpo, presença, oralidade, indumentária e performance. Lançaremos mão do aporte teórico de estudiosos como Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Zumthor e Judith Butler a fim de apreender a construção material do gênero, bem como Joan Scott para a abordagem da centralidade do gênero enquanto categoria de análise no debate acadêmico a partir da década de 1990. Também procuraremos demonstrar de que forma a figura de Rodrigo Cambará não corresponde a uma caracterização idealizada do gaúcho, permitindo entrever traços do que ficou conhecido, na literatura gauchesca da região do Rio da Prata, como gaúcho matreiro. Objetiva-se, com este artigo, ampliar as potencialidades de análise dos fenômenos envolvendo gênero e materialidade tendo como base obras canônicas da literatura brasileira, fornecendo, com isso, novas perspectivas de leitura acerca destas mesmas obras.
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