GÊNERO, PERFORMANCE E PRESENÇA EM UM CERTO CAPITÃO RODRIGO, DE ERICO VERISSIMO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9565Palabras clave:
Masculinidade, Gênero, Performance, Oralidade, PresençaResumen
Este artigo objetiva analisar a caracterização do personagem Rodrigo Cambará em Um certo capitão Rodrigo, parte da trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Serão utilizados conceitos associados ao que se convencionou chamar de campo não-hermenêutico, os quais priorizam aspectos materiais relacionados ao corpo, presença, oralidade, indumentária e performance. Lançaremos mão do aporte teórico de estudiosos como Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Zumthor e Judith Butler a fim de apreender a construção material do gênero, bem como Joan Scott para a abordagem da centralidade do gênero enquanto categoria de análise no debate acadêmico a partir da década de 1990. Também procuraremos demonstrar de que forma a figura de Rodrigo Cambará não corresponde a uma caracterização idealizada do gaúcho, permitindo entrever traços do que ficou conhecido, na literatura gauchesca da região do Rio da Prata, como gaúcho matreiro. Objetiva-se, com este artigo, ampliar as potencialidades de análise dos fenômenos envolvendo gênero e materialidade tendo como base obras canônicas da literatura brasileira, fornecendo, com isso, novas perspectivas de leitura acerca destas mesmas obras.
Descargas
Citas
BERTUSSI, Lisana. Martín Fierro: o anti-herói gauchesco da literatura do Prata. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC. Curitiba: UFPR, 2011.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
______. Presença na linguagem ou presença contra a linguagem. Trad. Luciana Villas Bôas e Markus Hediger. In: ____. Graciosidade e Estagnação: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
_____. O campo não-hermenêutico ou a materialidade da comunicação. Teresa Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, v. 10, n. 11, 2010, p. 386-407. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/116873 Acesso em: 07/04/2021.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Trad. Antonio Augusto Fagundes. Porto Alegre: Letra e Vida Editora da Cidade, 2012.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Trad. Cristiane Rufino Dabat e Maria Betânia Dávila. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20. n. 2, 1995, p. 71-99. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71721/40667 Acesso em: 05/04/2021.
SILVA, Sérgio Gomes da. A crise da Masculinidade: Uma crítica à Identidade de Gênero e à Literatura Masculinista. In Psicologia Ciência e Profissão. Rio de Janeiro, 2006, p. 118-131.
VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento parte I: O Continente. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.