"QUE SE DANE": O FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO DE BRASIL EM UM LIVRO DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9782Palavras-chave:
Brasil, Livro didático, Semântica do acontecimento, SentidosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o sentido da palavra Brasil, a partir de um recorte presente em um livro didático, recurso que participa ativamente do desenvolvimento acadêmico dos alunos nas escolas do país. Ao analisarmos os sentidos de Brasil nessa materialidade, observamos de que modo as instituições nacionais estão sendo vistas pela sociedade. Para isso, nos filiamos à Semântica do Acontecimento (SA), teoria desenvolvida por Guimarães (2002, 2018), a qual compreende a enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir da relação entre língua e sujeito, sendo esta relação considerada prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. A partir dessa posição teórica, o acontecimento enunciativo produz sua própria temporalidade, permitindo que o sujeito fale tomado por uma memória de sentidos e enunciações que fazem a língua funcionar. Para que possamos analisar a constituição de sentidos de Brasil na materialidade do livro didático, utilizaremos os procedimentos de análise propostos pela SA, a reescrituração, a articulação e o Domínio Semântico de Determinação (DSD). Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam para um embate de sentidos entre o individualismo do brasileiro e os interesses ambientais e coletivos, embora não haja reflexões sobre o assunto no material didático.
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