A CARNAVALIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9936

Palavras-chave:

Bakhtin; Márcio Souza; Metaficção historiográfica; Sátira

Resumo

A reflexão histórica permitida pela literatura faz com que miremos marcos marginalizados do registro historiográfico. A obra Galvez, Imperador do Acre, de Márcio Souza, realiza exatamente esse movimento, tendo como pano de fundo a anexação do estado do Acre em território brasileiro. Dada a linguagem satírica e folhetinesca da obra, objetivamos, com esta pesquisa, observar de que forma a figura histórica de Galvez é representada sob a ótica da carnavalização literária de Mikhail Bakhtin. Avaliamos como a figura de Galvez é colocada frente a outras da obra, através do processo biunívoco da carnavalização. Uma vez que o carnaval é uma festa de rompimento de hierarquias, percebemos como o narrador protagonista faz uso da linguagem para ora rebaixar figuras poderosas, ora elevar figuras menorizadas. Assim, percebemos que os exageros tanto de linguagem, quanto da construção das figurações outrem as de Galvez, funcionam como um sinalizador para esse momento histórico e para a própria persona de Luis Gálvez Rodríguez de Arias, cujos registros historiográficos merecem maior reconhecimento e, como o carnaval popular, não deve passar despercebido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ulisses Stefanello Karnikowski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pedro Brum Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Letras (Teoria Literária), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS).   Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François Rebelais. 7ª edição. São Paulo: Hicitec. 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2018ª

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance II – As formas do tempo e do cronotopo. São Paulo: Editora 34. 2018b

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago. 1991

MACHADO, Irene A. O Romance e a Voz: A prosaica dialógica de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro: Imago – FAPESP. 1995.

MELO, Márcio Araújo; SILVA, Antônio Adailton; ALMEIDA, Núbia Régia. Galvez: A Construção Literária De Um Personagem Histórico. Revista Ribanceira. v. 5 n. 2. 2015

SOUZA, Márcio. Galvez, Imperador do Acre. 4ª edição. Rio de Janeiro: Brasília/Rio. 1977.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Karnikowski, U. S. ., & Santos, P. B. . (2022). A CARNAVALIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE . fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9936