DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO/APRENDIZADO DA LÍNGUA COM O EMPREGO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10718

Keywords:

Aprendizagem; Ensino híbrido; Ensino remoto.

Abstract

RESUMO: Em tempos de pandemia tivemos todos que aprender a lidar com uma nova maneira de ensinar/aprender, visto que, devido à impossibilidade de as aulas acontecerem presencialmente, essas ocorreram à distância. Este trabalho apresenta relatos de experiências de quatro estudantes sobre essa nova realidade de ensino no Brasil. Seu objetivo é averiguar a percepção dos estudantes envolvidos na pesquisa sobre a experiência do ensino virtual no que tange às práticas docentes e aos seus aprendizados. Utilizou-se como metodologia a realização de entrevistas, no ano de 2020, com uma estudante do 1º ano e um do 7º ano do ensino fundamental, um do 2º ano do ensino médio e uma do 5º semestre do curso de Enfermagem. De acordo com seus relatos, esses estudantes não gostaram de assistir aulas à distância porque sentiam dificuldades em se concentrar nas aulas on-line, uma vez que as achavam entediantes. Eles relataram ainda que a rapidez com que as aulas aconteciam dificultava o entendimento dos conteúdos, ainda que esse acontecesse de forma mais lenta. Para tanto, utilizavam-se de estratégias distintas para a compreensão do que foi passado, já que não se sentiam à vontade para tirarem as dúvidas com os professores no momento das aulas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Susana Menezes Araujo, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (unB). 

Ormezinda Maria Ribeiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB).

References

BACICH, L.; MORAN, José M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.

BERNINI, Denise Simões Dupont. Uso das TICS como ferramenta na prática com metodologias ativas. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.

DOT digital group. As gerações e suas formas de aprender. Ebook, s/d. Disponível em: <http://conteudo.dotgroup.com.br/ebook-geracoes>. Acesso em: 26 jul. 2020.

MORAN, José M. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo et al (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017.

RIBEIRO, Ormezinda Maria; BATISTA, Eni A. De maria a Maria: recursos semióticos como práticas de multiletramentos na perspectiva do Ensino a Distância. In: O que a distância revela: apontamentos analíticos, Volume II: Editora Universidade de Brasília, 2017.

RIBEIRO, Ormezinda Maria. A produção de textos em uma sala de aula sem paredes: um desenho curricular em construção. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.

RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de História, 2016.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila S. de. As tecnologias digitais no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido:personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Published

2022-08-26

How to Cite

Menezes Araujo, S., & Maria Ribeiro, O. (2022). DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO/APRENDIZADO DA LÍNGUA COM O EMPREGO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10718