DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SUPERIOR
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES SOBRE O ENSINO/APRENDIZADO DA LÍNGUA COM O EMPREGO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10718Palabras clave:
Aprendizagem; Ensino híbrido; Ensino remoto.Resumen
RESUMO: Em tempos de pandemia tivemos todos que aprender a lidar com uma nova maneira de ensinar/aprender, visto que, devido à impossibilidade de as aulas acontecerem presencialmente, essas ocorreram à distância. Este trabalho apresenta relatos de experiências de quatro estudantes sobre essa nova realidade de ensino no Brasil. Seu objetivo é averiguar a percepção dos estudantes envolvidos na pesquisa sobre a experiência do ensino virtual no que tange às práticas docentes e aos seus aprendizados. Utilizou-se como metodologia a realização de entrevistas, no ano de 2020, com uma estudante do 1º ano e um do 7º ano do ensino fundamental, um do 2º ano do ensino médio e uma do 5º semestre do curso de Enfermagem. De acordo com seus relatos, esses estudantes não gostaram de assistir aulas à distância porque sentiam dificuldades em se concentrar nas aulas on-line, uma vez que as achavam entediantes. Eles relataram ainda que a rapidez com que as aulas aconteciam dificultava o entendimento dos conteúdos, ainda que esse acontecesse de forma mais lenta. Para tanto, utilizavam-se de estratégias distintas para a compreensão do que foi passado, já que não se sentiam à vontade para tirarem as dúvidas com os professores no momento das aulas.
Descargas
Citas
BACICH, L.; MORAN, José M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.
BERNINI, Denise Simões Dupont. Uso das TICS como ferramenta na prática com metodologias ativas. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
DOT digital group. As gerações e suas formas de aprender. Ebook, s/d. Disponível em: <http://conteudo.dotgroup.com.br/ebook-geracoes>. Acesso em: 26 jul. 2020.
MORAN, José M. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo et al (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017.
RIBEIRO, Ormezinda Maria; BATISTA, Eni A. De maria a Maria: recursos semióticos como práticas de multiletramentos na perspectiva do Ensino a Distância. In: O que a distância revela: apontamentos analíticos, Volume II: Editora Universidade de Brasília, 2017.
RIBEIRO, Ormezinda Maria. A produção de textos em uma sala de aula sem paredes: um desenho curricular em construção. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs.). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
RODRIGUES, Eric Freitas. Tecnologia, inovação e ensino de história: o ensino híbrido e suas possibilidades. 2016. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de História, 2016.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila S. de. As tecnologias digitais no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido:personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.