INTERAÇÕES EM REDES DIGITAIS NA PERSPECTIVA DA CONECTAKAT

REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DE LIBRAS COM OUVINTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10738

Palavras-chave:

Libras. Ensino. Cultura Surda e Língua

Resumo

Resumo

 

Ao considerar diversos desafios que surgiram e que contribuíram para (re) significar o ensino e a aprendizagem no campo dos estudos com surdos, no âmbito das tecnologias digitais em rede, muitas vezes pensadas para a produção e o consumo de ouvintes tendo, portanto, características baseadas nas experiências de quem percebe o mundo pela audição, surgiu a necessidade de experimentar e refletir sobre as possibilidades de engajar os surdos em interações que promovam o desenvolvimento das aprendizagens em redes digitais. Diante de tal desafio e a aproximação com Seminário Práticas de Pesquisa, desenvolvida no âmbito da Pós-graduação em Educação da UNISINOS (PPGEDU) e Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), tivemos a oportunidade de ter contato com ações de co-criação de uma rede internacional que objetiva conectar crianças e adolescentes em diferentes lugares do mundo para desenvolver ações reticulares de Educação OnLIFE. Como resultado desta aproximação, vimos a necessidade de problematizar práticas pedagógicas para surdos, por meio da Libras para oportunizar aos ouvintes reflexões sobre o papel da Libras nas interações e potencializar o desenvolvimento de ações conjuntas e de transformações sociais numa perspectiva que considere, tanto a cultura surda quanto a cultura ouvinte em rede.

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Biografia do Autor

Josiane dos Santos Maquieira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do Grupo de Pesquisa Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: relações entre fala e escrita (FALESCBRAS), coordenado pela Profa. Dra. Cátia de Azevedo Fronza.

Lílian de Sousa Sena, Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Aberta de Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Maquieira, J. dos S., Sena, L. de S. ., & Schlemmer, E. . (2022). INTERAÇÕES EM REDES DIGITAIS NA PERSPECTIVA DA CONECTAKAT: REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DE LIBRAS COM OUVINTES. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10738