INTERAÇÕES EM REDES DIGITAIS NA PERSPECTIVA DA CONECTAKAT
REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DE LIBRAS COM OUVINTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10738Palavras-chave:
Libras. Ensino. Cultura Surda e LínguaResumo
Resumo
Ao considerar diversos desafios que surgiram e que contribuíram para (re) significar o ensino e a aprendizagem no campo dos estudos com surdos, no âmbito das tecnologias digitais em rede, muitas vezes pensadas para a produção e o consumo de ouvintes tendo, portanto, características baseadas nas experiências de quem percebe o mundo pela audição, surgiu a necessidade de experimentar e refletir sobre as possibilidades de engajar os surdos em interações que promovam o desenvolvimento das aprendizagens em redes digitais. Diante de tal desafio e a aproximação com Seminário Práticas de Pesquisa, desenvolvida no âmbito da Pós-graduação em Educação da UNISINOS (PPGEDU) e Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), tivemos a oportunidade de ter contato com ações de co-criação de uma rede internacional que objetiva conectar crianças e adolescentes em diferentes lugares do mundo para desenvolver ações reticulares de Educação OnLIFE. Como resultado desta aproximação, vimos a necessidade de problematizar práticas pedagógicas para surdos, por meio da Libras para oportunizar aos ouvintes reflexões sobre o papel da Libras nas interações e potencializar o desenvolvimento de ações conjuntas e de transformações sociais numa perspectiva que considere, tanto a cultura surda quanto a cultura ouvinte em rede.
Downloads
Referências
BAKTHIN; M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec:, 1979.
BERSCH, Maria Elisabete; AUTOR 3,. FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEX-TO HÍBRIDO E MULTIMODAL: ressignificando práticas pedagógicas por meio de pro-jetos de aprendizagem gamificados. Tempos e espaços em educação (online), v. 11, p. 71-92, 2018.
BRASIL. Lei n° 10.436, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá providên-cias. Brasília: 2002.
BURKE; Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil platôs. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1995.
ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 17-32.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado das Letras, 1996.
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Pará-bola, 2020.
HOLCOMB, Thomas. K. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In: KARNOPP; Lodenir. KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN; Márcia Lise. (Org.)s Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. Ulbra, 2011. p. 139-149.
HOLCOMB, Thomas; BERKE, Michele. FESS. Mesa II - Movimento e Educação de Surdos: (re)invenções e desafios em tempos de pandemia. XI Fórum Estadual de Educação de Surdos, 2021. Disponível em: https://youtu.be/zqfCspNsq2s.
ILDEBRAND, Isaias dos Santos. Língua brasileira de sinais e língua portuguesa no ensino mé-dio: uma proposta de ensino com foco na língua e cultura surda. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, São Leopoldo/RS, 2020, p. 144.
JUNQUEIRA, Eduardo. S. A EAD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educa-ção. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. (Orgs.). Tecnolo-gias digitais e escola [recurso eletrônico]: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1ª ed. São Paulo, Parábola, p. 31-39, 2020.
KARNOPP; Lodenir. KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN; Márcia Lise. Produ-ção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. In: KARNOPP; Lodenir. KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN; Márcia Lise. (Orgs.) Cultura surda na contemporaneida-de: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ulbra, 2011. p. 15-28.
KASTRUP, Virgínia. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: Polí-ticas da Cognição. [S.l.]: Sulina, 2015. p. 91–110.
KLIMA, Eduard; BELLUGI, Ursulla. The signs of Language. Massachusetts: University Press, 1979.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
_____. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. São Paulo: EDUSC, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão, diferença e deficiência: sentidos, deslocamentos, proposições. Revista Inclusão Social, Brasília-DF, v.10, n.02, p.37-46, 2017.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: es-tudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia e ESCÓSSIA, Liliana (Orgs). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, E Eduardo.; KASTRUP, Virgínia.; TEDESCO, S. Pistas do método da carto-grafia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Bernardes de. A cartografia como método de pes-quisa-intervenção. In (Orgs). PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; 2012.
PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In: KARNOPP; Lodenir. KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN; Márcia Lise. (Org.)s Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Ed. Ulbra, 2011. p. 29-40.
SCHLEMMER, Eliane. Nova forma de ver e pensar a educação. Revista Educatrix, São Paulo, SP, n. 124, ano 10, p. 45-51. jul./ dez. 2021. Disponível em: https://educatrix.moderna.com.br/educatrix-21-baixe-ja-a-nova-edicao/. Acesso em: 12 nov. 2021.
SCHLEMMER, Eliane; KERSCH, Dorotea Frank; MARTINS, Ana Patricia Sá. Apresen-tação. In: Kersch, Dorotea Frank et al. (Org). Multiletramentos na pandemia: aprendizagem na, para a e além da Escola. São Leopoldo, Casa Leiria, p. 13- 20, 2020.
SCHUSTER, Bruna; ROSA, Glaucia; SCHLEMMER, Eliane. COnectaKaT: uma rede em processo de cocriação de vivências de educação OnLife cidadã. In book: O habitar do ensinar e do aprender: desafios para/na/da Educação OnLIFE (pp.109-122). Disponível em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/educacao/desafios/30/index.html Acesso em: 26 abril 2022.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Auntêntica, 1999.
STOKOE, Willian C. Sign language structure. Silver Spring: Linstok Press, 1960.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/41857386/As_imagens_do_outro_ sobre_a_cultura_surda. Acesso em: 18 nov. 2021.
VARELA, Francisco. J. La enacción: uma alternativa ante la representación. In CONO-CER. Las Ciencias Cognitivas: tendencias y perspectivas: cartografia de las ideas actuales. Gedisa Editorial. 4ed. Barcelona, 2005. Cognitive Science: Trend sand Prospects: Map-ping current ideas
VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.