UM OUTRO ZUMBI DE PALMARES: O QUILOMBISMO COMO VALOR SIMBÓLICO EM POEMAS AFRO-BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Denise Almeida Silva
  • Tani Gobbi dos Reis

Resumo

Examina-se como a figura de Zumbi e do quilombo de Palmares aparecem, em poemas afro-brasileiros contemporâneos, em suas acepções denotativas e, sobretudo, conotativas, associados à reivindicação de liberdade, igualdade e dignidade a todas as minorias. Para tanto, resenha-se a evolução do conceito de quilombo no Brasil e, em especial, sua retomada com valor simbólico, segundo a noção de quilombismo como “ideia-força” proposta por Abdias Nascimento. Avalia-se como o termo assume significados diferentes a partir do lugar ocupado por aquele que o emprega, salientando-se a diferença conceitual presente em seus usos a partir da ótica do colonizador branco e da do negro. Na esteira dessas últimas reflexões, tomando o quilombismo em seu valor ideológico mobilizador, analisam-se poemas de Henrique Cunha, Carlos Assumpção e Eduardo de Oliveira. Embasa o ensaio o pensamento de historiadores e teóricos que têm pesquisado o fenômeno quilombola, especialmente Abdias Nascimento e Beatriz Nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva

Doutora em Letras. Docente do Departamento de LLA da URI, Campus Frederico Westphalen, atuando no Mestrado e Graduação em Letras.

Tani Gobbi dos Reis

Mestranda em Letras, no PPGL da URI, Campus Frederico Westphalen. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela UFSM/FW.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Silva, D. A., & Reis, T. G. dos. (2018). UM OUTRO ZUMBI DE PALMARES: O QUILOMBISMO COMO VALOR SIMBÓLICO EM POEMAS AFRO-BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2849