CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Authors

  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Keywords:

alfabetização

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar algumas atividades do livro didático ALP: Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento - Um trabalho de Linguagem numa proposta socioconstrutivista, editado após a década de 1990. Buscando atender as orientações divulgadas pelos pressupostos socioconstrutivistas para o ensino da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade e, atendendo a grande campanha realizada pelos órgãos oficiais e pelos estudiosos do assunto, para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, seus autores sugerem, no manual, muitas atividades que, de fato, rompem com a tradicional estruturação silábica. Contudo, como apresentaremos no corpo desse texto, algumas das atividades sugeridas lembram (e muito!) as propostas difundidas nos velhos manuais que subsidiaram a ação pedagógica do professor alfabetizador, ao longo da história da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Zeneide Paiva Pereira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

 

Published

2019-02-12

How to Cite

Vieira, Z. P. P., & dos Santos, C. E. F. (2019). CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Issue

Section

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados