CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294Keywords:
alfabetizaçãoAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar algumas atividades do livro didático ALP: Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento - Um trabalho de Linguagem numa proposta socioconstrutivista, editado após a década de 1990. Buscando atender as orientações divulgadas pelos pressupostos socioconstrutivistas para o ensino da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade e, atendendo a grande campanha realizada pelos órgãos oficiais e pelos estudiosos do assunto, para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, seus autores sugerem, no manual, muitas atividades que, de fato, rompem com a tradicional estruturação silábica. Contudo, como apresentaremos no corpo desse texto, algumas das atividades sugeridas lembram (e muito!) as propostas difundidas nos velhos manuais que subsidiaram a ação pedagógica do professor alfabetizador, ao longo da história da educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.