CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Autores/as

  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Palabras clave:

alfabetização

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar algumas atividades do livro didático ALP: Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento - Um trabalho de Linguagem numa proposta socioconstrutivista, editado após a década de 1990. Buscando atender as orientações divulgadas pelos pressupostos socioconstrutivistas para o ensino da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade e, atendendo a grande campanha realizada pelos órgãos oficiais e pelos estudiosos do assunto, para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, seus autores sugerem, no manual, muitas atividades que, de fato, rompem com a tradicional estruturação silábica. Contudo, como apresentaremos no corpo desse texto, algumas das atividades sugeridas lembram (e muito!) as propostas difundidas nos velhos manuais que subsidiaram a ação pedagógica do professor alfabetizador, ao longo da história da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zeneide Paiva Pereira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

 

Publicado

2019-02-12

Cómo citar

Vieira, Z. P. P., & dos Santos, C. E. F. (2019). CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados