CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Autores

  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cláudio Eduardo Félix dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Palavras-chave:

alfabetização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar algumas atividades do livro didático ALP: Alfabetização: Análise, Linguagem e Pensamento - Um trabalho de Linguagem numa proposta socioconstrutivista, editado após a década de 1990. Buscando atender as orientações divulgadas pelos pressupostos socioconstrutivistas para o ensino da leitura e da escrita, nos primeiros anos de escolaridade e, atendendo a grande campanha realizada pelos órgãos oficiais e pelos estudiosos do assunto, para o não-uso da cartilha como recurso norteador e da silabação como o processo de alfabetização, seus autores sugerem, no manual, muitas atividades que, de fato, rompem com a tradicional estruturação silábica. Contudo, como apresentaremos no corpo desse texto, algumas das atividades sugeridas lembram (e muito!) as propostas difundidas nos velhos manuais que subsidiaram a ação pedagógica do professor alfabetizador, ao longo da história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zeneide Paiva Pereira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

 

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Vieira, Z. P. P., & dos Santos, C. E. F. (2019). CLÁSSICOS CONTEÚDOS DE CARTILHAS SECULARES AINDA REMEMORADOS EM LIVRO SOCIOCONSTRUTIVISTA. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4294

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados