(RE)PENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA PRÁTICA LETRADA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7379

Keywords:

EJA; Leitura; Letramento

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de leitura na Educação de Jovens e Adultos (pós-alfabetização) buscando compreender o que é ler, quais os focos dessa prática e sua relevância para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Refletimos sobre a necessidade de ressignificação do conceito de leitura com o intuito de ampliarmos nossas concepções e (re)pensarmos nossas práticas cotidianas em sala de aula possibilitando a formação de leitores para uma prática letrada que os tornem capazes de interagir usando a linguagem de diferentes maneiras em diferentes ações e em diferentes grupos, sejam eles sociais, culturais etc. Realizamos um breve histórico da EJA nos apoiando nos estudos de Arroyo (2005); tomamos por base os conceitos de leitura trazidos por Arroyo (2005), Kleiman (1999, 2013), Silva (1999, 2002), Soares (2003) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998); e por fim, nos apoiamos em Kleiman (1998, 2005), Silva 1999), Soares (1998), e Rojo (2009) para tratar do letramento. Mantendo como proposta (re)pensar a leitura nas turmas de Educação de Jovens e Adultos percebemos que o processo de formação de leitores nesta modalidade de ensino será mais prazerosa e significativa e, consequentemente, obterá melhores resultados se forem levados em consideração os contextos sócio-históricos em que estes sujeitos estão inseridos.

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Author Biographies

Itana Sousa da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Master's student of the Stricto Sensu Graduate Program in Letters: Culture, Education and Language at the State University of Southwest Bahia. Graduated in Literature with a degree in English Language from the State University of Southwest Bahia (2013) and graduated in Vernacular Letters from the State University of Southwest Bahia (2005). She is currently a professor at the Virgílio Pereira de Almeida State College - Education Secretariat of the State of Bahia and a professor at the City Hall of Jaguaquara. Has experience in the area of ​​Literature, with emphasis on Modern Foreign Languages.

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Published

2021-02-15

How to Cite

Sousa da Silva, I., & Campos, L. . S. . (2021). (RE)PENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA PRÁTICA LETRADA. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7379