(RE)PENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POR UMA PRÁTICA LETRADA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7379Palabras clave:
EJA; Leitura; LetramentoResumen
Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de leitura na Educação de Jovens e Adultos (pós-alfabetização) buscando compreender o que é ler, quais os focos dessa prática e sua relevância para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Refletimos sobre a necessidade de ressignificação do conceito de leitura com o intuito de ampliarmos nossas concepções e (re)pensarmos nossas práticas cotidianas em sala de aula possibilitando a formação de leitores para uma prática letrada que os tornem capazes de interagir usando a linguagem de diferentes maneiras em diferentes ações e em diferentes grupos, sejam eles sociais, culturais etc. Realizamos um breve histórico da EJA nos apoiando nos estudos de Arroyo (2005); tomamos por base os conceitos de leitura trazidos por Arroyo (2005), Kleiman (1999, 2013), Silva (1999, 2002), Soares (2003) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998); e por fim, nos apoiamos em Kleiman (1998, 2005), Silva 1999), Soares (1998), e Rojo (2009) para tratar do letramento. Mantendo como proposta (re)pensar a leitura nas turmas de Educação de Jovens e Adultos percebemos que o processo de formação de leitores nesta modalidade de ensino será mais prazerosa e significativa e, consequentemente, obterá melhores resultados se forem levados em consideração os contextos sócio-históricos em que estes sujeitos estão inseridos.
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Citas
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