CENTRO COMPLEXO E SEMOVENTE: A LINGUAGEM E A VERTIGEM CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7383Keywords:
Clarice Lispector, Deformation, Ideal formation, Semiotic “I”Abstract
Este texto tem por objetivo refletir sobre aquele que julgamos ser o efeito mais saliente da escrita de Clarice Lispector. Exímia “artesã” na deformação das formações ideais que nos asfixiam, enrijecendo-nos a vertiginosa potência de existir, a escrita de Clarice tem o dom de nos devolver, estranhados, à nossa centralidade complexa e semovente. Ela estranha a si e a seu mundo para estranhar o leitor e reativar-lhe o “eu” semiótico. Reativado, este “eu” semiótico não apenas toma consciência da sua condição de centro complexo e semovente, sensível a outras formas de vida e à variedade dos afetos que as assediam, mas também torna-se, em consequência disso, capaz de evitar toda redução “naturalizadora” decorrente do exclusivismo de qualquer formação ideal em seu campo de presença.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Discurso Editorial: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
HARARI, Yoval Noah. Homo deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
HENRY, Paul. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Campinas: Editora Unicamp, 1992.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo: tomos I e II. Petrópolis: Vozes, 1986.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.
_______. Água viva. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1973.
MD MAGNO. In: DANTAS, Rosane Araujo; ALONSO, Aristides. Pensamento original made in Brazil. Rio de Janeiro: Oficina do autor/Estudos transitivos do contemporâneo. 1999.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, s/d.
VALÉRY, Paul. Cahiers I. Paris: Gallimard/Bibliotèque de la Pléiade, 1973.
ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. São Paulo: EDUSP, 2006.
_______. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.