A POTÊNCIA DO SILÊNCIO NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR: A NEGAÇÃO DA PALAVRA E O DRAMA DA ALTERIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7399

Palavras-chave:

Alteridade, linguagem, silêncio.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre as questões relativas ao uso da linguagem na obra da escritora brasileira Clarice Lispector na perspectiva do silêncio e do silenciamento. Para nós, a escritora procura problematizar aquilo que Benedito Nunes considera ser um drama da linguagem, pois, em sua obra, sempre nos apresenta um conflito entre o que se pretende narrar e a impossibilidade de se usar palavras para esse exercício. A autora procura traduzir esse drama a partir das lacunas de representação que seu texto traduz na forma de silêncio e poesia. O artigo pretende desdobrar tal drama em dois aspectos, sendo o primeiro, a incapacidade de representação pela escrita, que jamais deve ser fechada ou elaborada e sim espontânea, performática. O segundo diz respeito ao exercício de alteridade denunciando a impossibilidade de a palavra literária representar a experiência alheia. Para tanto, o último romance publicado em vida, A hora da estrela, será o texto usado como referência de análise, uma vez que carrega abertamente a temática da representação na figura de um narrador personagem, homem letrado, que tenta, em vão, traduzir a experiência da pobre nordestina nas ruas do Rio de Janeiro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Côrtes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

​<span id="__caret">_</span><br data-mce-bogus="1">

Referências

REFERÊNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. La potencia del pensamiento. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1989.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BELCHIOR. Alucinação. Álbum: Alucinação, 1976.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas v. I.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CURI, Simone. A escritura nômade em Clarice Lispector. Chapecó: Argos, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor. Trad. Antônio Fernando Cascais e Eduardo e Eduardo Cordeiro. 7. ed. Nova Vega: Lisboa, 2009.

GOTLIB, Nádia. Quando o objeto, cultural, é a mulher. Organon, Instituto de Letras - UFRGS, v. 16, n. 16, 1987.

GOTLIB, Nádia Battella. Macabéa e as mil pontas de uma estrela. In: MOTA, Lourenço Dantas; JUNIOR, Benjamin Abdala (Org.). Personae: grandes personagens da literatura brasileira. São Paulo: Senac, 2001.

HELLER, Alberto Andrés. 2008. John Cage e a poética do silêncio. Tese. (Doutorado em Literatura) – Faculdade de Letras. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LEAL, Juliana Helena Gomes. Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.

LISPECTOR, Clarice. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LOPES, Luiz Carlos Gonçalves. Formas da alegria: resíduos do trágico em Clarice Lispector. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1989.

ORLANDI, Eni. As formas do silêncio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

PONTIERI, Regina. Clarice Lispector, uma poética do olhar. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

Downloads

Publicado

2021-02-15

Como Citar

Côrtes, C. (2021). A POTÊNCIA DO SILÊNCIO NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR: A NEGAÇÃO DA PALAVRA E O DRAMA DA ALTERIDADE. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7399

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados