TEACHERS’ CONVERSATIONS IN AN ON LINE NEWS STORY IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9066

Keywords:

Emotions; News; Pandemic; Teachers;

Abstract

Emotions and language are phenomena that intertwine in conversations (Maturana, 1993). In light of the interrelationships between language and emotion, this study aims at investigating how teachers' conversations are conveyed in a news article from Correio 24 horas on line, during the pandemic. We firstly identify and group the conversations related to teachers in the news. Then, we describe the negative and positive aspects concerning teachers' emotions. Finally, we discuss the intertwining between emotions and language presented in the news. The methodology is qualitative based on content analysis. One of the main results indicates that the current way of living and working may have increased teachers’ malaise.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marise Rodrigues Guedes, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutoranda em Letras em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutor em Linguística.  Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

References

AUTOR. 2017a.

AUTOR. 2017b.

AUTOR. 2018a.

AUTOR. 2018b.

AUTOR. 2019.

AUTOR. 2020.

CAJAZEIRA, R. V. Emoções nas Identidades de professores-estudantes do PARFOR/Inglês. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201360041D.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

COELHO, H. S. H. Experiência, Emoção e Transformação na Educação Continuada: um estudo de caso. 2011. 175 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5QQD/1/1318d.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

CORREIO 24 horas on line. Preciso parar para vomitar: professores revelam bastidores de educação a distância: Metade dos docentes baianos têm impactos na saúde emocional durante pandemia, revela pesquisa que ouviu quase 10 mil profissionais no país; confira relatos. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/preciso-parar-para-vomitar-professores-revelam-bastidores-de-educacao-a-distancia/. Acesso em: 06 ago. 2020.

FERREIRA, F. M. M. Emoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicas. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2017. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10190. Acesso em: 15 mar. 2021.

GIMBUTAS, M. The Civilization of the Goddess: The World of Old Europe. San Francisco: Harper, 1991.

HARGREAVES, A. The emotional Practice of Teaching. Teaching and Teacher

Education, v. 14, n. 8, 1998, p. 835-854.

IGO, A.; ZUIN, A. A. S. Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico. Educar Em Revista, 35, 331-351, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64821. Acesso em 14 abr. 2021.

LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

MARTINS, S. T. A. O Impacto do PDPI nas emoções-identidades de professores de inglês. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510118D.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

MATURANA, Humberto. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, ano VII, n. 10, 1988. s/p.

MATURANA, Humberto. Conversações Matrísticas e Patriarcais. In.: MATURANA, Humberto; VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 1993.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Dinskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MATURANA, H.; DÁVILA, X. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA, A. C. T. O trabalho emocional de uma professora de Inglês da escola pública: um olhar crítico para as emoções. 2021. 235 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35868. Acesso em: 27 mai. 2021.

REZENDE, Thalita. Autoestudo sobre uma professora de inglês de uma escola pública. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2014.

SANCHES, A. P. R.; GAMA, R. P. O mal-estar docente no contexto escolar: um olhar para as produções acadêmicas brasileiras. Laplage em Revista, v. 2, n. 3, 149–162, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201623188p.149-162. Acesso em: 27 mai. 2021.

SILVA, F. F. Emoções na Formação Inicial de Professores de Espanhol. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2020. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201810100D.pdf. Acesso em: 27 mai. 2021.

SOUZA, Núbia Enedina Santos. Emoções entre o ser-aluno e o ser-professor: transformações entre o aprender e o ensinar inglês. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.

SOUZA, T. A. Jogos Teatrais na formação continuada de docentes de Línguas Estrangeiras: uma pesquisa colaborativa no contexto do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2021.

ZEMBYLAS, M. The emotional characteristics of teaching. Teaching and Teacher Education, v. 20, p. 185-201, 2004.

Published

2022-03-19

How to Cite

Guedes, M. R., & Aragão, R. C. (2022). TEACHERS’ CONVERSATIONS IN AN ON LINE NEWS STORY IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9066