CONVERSAÇÕES DE PROFESSORES EM UMA NOTÍCIA DO “CORREIO 24H ON LINE” NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9066Palavras-chave:
Emoções; Notícia; Pandemia; Professores;Resumo
Emoções e linguagem são fenômenos que se entrelaçam nas conversações (MATURANA, 1993). À luz das inter-relações entre linguagem e emoções, esta pesquisa busca conhecer como as conversações de professores são veiculadas em uma notícia do “Correio 24 horas on line”, durante a pandemia. Identificamos e agrupamos as conversações relativas aos docentes veiculadas na notícia. Em seguida, descrevemos os aspectos negativos e positivos concernentes às emoções dos professores. Por fim, discutimos o entrelaçamento entre as emoções e linguagem apresentada nessa notícia. A metodologia é de base qualitativa com análise de conteúdo. Um dos principais resultados indica que a forma de conviver e trabalhar no contexto atual pode ter potencializado o adoecimento de docentes.
Downloads
Referências
AUTOR. 2017a.
AUTOR. 2017b.
AUTOR. 2018a.
AUTOR. 2018b.
AUTOR. 2019.
AUTOR. 2020.
CAJAZEIRA, R. V. Emoções nas Identidades de professores-estudantes do PARFOR/Inglês. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201360041D.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
COELHO, H. S. H. Experiência, Emoção e Transformação na Educação Continuada: um estudo de caso. 2011. 175 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5QQD/1/1318d.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
CORREIO 24 horas on line. Preciso parar para vomitar: professores revelam bastidores de educação a distância: Metade dos docentes baianos têm impactos na saúde emocional durante pandemia, revela pesquisa que ouviu quase 10 mil profissionais no país; confira relatos. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/preciso-parar-para-vomitar-professores-revelam-bastidores-de-educacao-a-distancia/. Acesso em: 06 ago. 2020.
FERREIRA, F. M. M. Emoções de professores de inglês sobre políticas linguísticas de ensino nas escolas públicas. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2017. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/10190. Acesso em: 15 mar. 2021.
GIMBUTAS, M. The Civilization of the Goddess: The World of Old Europe. San Francisco: Harper, 1991.
HARGREAVES, A. The emotional Practice of Teaching. Teaching and Teacher
Education, v. 14, n. 8, 1998, p. 835-854.
IGO, A.; ZUIN, A. A. S. Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico. Educar Em Revista, 35, 331-351, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64821. Acesso em 14 abr. 2021.
LEMOS, L. S. Estratégias de Ensino/aprendizagem com o WhatsApp: emoções e multiletramentos. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510112D.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
MARTINS, S. T. A. O Impacto do PDPI nas emoções-identidades de professores de inglês. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510118D.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.
MATURANA, Humberto. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, ano VII, n. 10, 1988. s/p.
MATURANA, Humberto. Conversações Matrísticas e Patriarcais. In.: MATURANA, Humberto; VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 1993.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Dinskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MATURANA, H.; DÁVILA, X. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, A. C. T. O trabalho emocional de uma professora de Inglês da escola pública: um olhar crítico para as emoções. 2021. 235 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/35868. Acesso em: 27 mai. 2021.
REZENDE, Thalita. Autoestudo sobre uma professora de inglês de uma escola pública. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, 2014.
SANCHES, A. P. R.; GAMA, R. P. O mal-estar docente no contexto escolar: um olhar para as produções acadêmicas brasileiras. Laplage em Revista, v. 2, n. 3, 149–162, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201623188p.149-162. Acesso em: 27 mai. 2021.
SILVA, F. F. Emoções na Formação Inicial de Professores de Espanhol. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2020. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201810100D.pdf. Acesso em: 27 mai. 2021.
SOUZA, Núbia Enedina Santos. Emoções entre o ser-aluno e o ser-professor: transformações entre o aprender e o ensinar inglês. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510116D.pdf. Acesso em: 30 mai. 2021.
SOUZA, T. A. Jogos Teatrais na formação continuada de docentes de Línguas Estrangeiras: uma pesquisa colaborativa no contexto do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2021.
ZEMBYLAS, M. The emotional characteristics of teaching. Teaching and Teacher Education, v. 20, p. 185-201, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.