Chamada para o Dossiê Temático. fólio, n.2, vol. 16 (2025)
O objetivo central deste dossiê é apresentar estudos e reflexões críticas e/ou decoloniais em relação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, partindo especialmente da(s) visão(visões) da Linguística Aplicada Crítica e Educação Crítica, a partir deste trinômio: política educacionais, educação linguística crítica e praxiologias decoloniais (SILVA; JORDÃO, 2021; SOUZA, 2021, 2019; RAJAGOPALAN, 2020, 2019; JORDÃO, 2019; PENNYCOOK; MAKONI, 2019; JORDÃO; MARTINEZ; MONTE MOR, 2018; MONTE MOR; MORGAN, 2014; DUBOC; FERRAZ, 2018; FREIRE, 1987; 1980 [2001]). Para tanto, este dossiê será organizado em torno dos seguintes eixos: i) Etnografias das Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais no Brasil: discussões críticas das especificidades das políticas linguísticas e das políticas educacionais no Brasil que refletem uma “matriz (neo)colonial de poder” (SANTOS, 2014): i.e. alicerçadas nas teorias do Norte/da Metrópole/Eurocêntricas, nos sistemas de conhecimentos e epistemologias; ii) Política e Planejamento Linguístico (PPL): análises críticas das iniciativas das PPL que refletem opressão econômica e dependências neoliberais (e.g. native-spkearism, ideologias da língua padrão, monolinguismo, economia política de publicações globais via periódicos ingleses e rankings internacionais); iii) Bases da PPL (i.e. ideologias de língua e letramento/ ASL, e currículo) que contribuem para desigualdades e hierarquias que têm por base raça, gênero, sexualidade (e.g. rácio-linguística); iv) Promulgação de Políticas Linguísticas (e.g. RAMANATHAN; MORGAN, 2007): a agência de professores locais em mediar ou resistir as políticas. Esperamos que as submissões para este dossiê temático estendam e avancem a nossa compreensão da BNCC em apoio a uma educação linguística crítica efetiva.
Submissões até 30 de setembro
Kleber Aparecido da Silva, editor responsável pelo Dossiê Temático
Universidade de Brasília, Brasil
e-mail: kleberunicamp@yahoo.com.br e kleberaparecidodasilva@gmail.com
É Licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou seus Estágios de Pós-Doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP; no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); em Linguística no Instituto da Linguagem na Universidade Federal de Sana Catarina (UFSC) e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Internacionalização e em Políticas Linguísticas e Educacionais, a partir de uma perspectivas críticas e/ou decoloniais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Didáticas das Línguas na Universidade de Genebra/Suiça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor Visitant, no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 4 e pesquisador no Departamento de Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade de Brasília/UnB, Brasil. Seu principal campo de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade e formação de professores/as, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramento e educação crítica na formação de professores; teorias e pedagogias críticas, bem como práticas decoloniais na produção do conhecimento. Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: “Grupo de Estudos Críticos e Avançados da Linguagem” e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordeno o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias, em uma perspectiva crítica e decolonial. É Bolsista em Produtividade em Pesquisa pelo CNPq – 2A.
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