A BUSCA PELA TOTALIDADE PERDIDA

Autores/as

  • Luciana Brito Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Gabriela Dutra da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palabras clave:

Alieksiêi Karamázov; Dostoiévski; Personagem moderna.

Resumen

Na nova configuração que se instaura com o mundo burguês, a epopeia desaparece para dar lugar a uma nova forma que apresenta condições de lidar com esse mundo que não mais compreende a totalidade e o sentido de comunidade da epopeia clássica – o romance. O gênero romanesco, habitado por uma personalidade que, além de errante, é solitária e tem como tarefa individual a busca pela verdade, torna-se, assim, o texto representativo da era moderna. Tal gênero, então, passa a ser a epopeia de um mundo abandonado por Deus, no qual um herói degradado sai em busca de uma totalidade perdida, como é o caso da personagem a ser estudada neste artigo, Alieksiêi Karamázov.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Brito, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Ana Gabriela Dutra da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do Núcleo Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Publicado

2018-02-09

Cómo citar

Brito, L., & Silva, A. G. D. da. (2018). A BUSCA PELA TOTALIDADE PERDIDA. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2766

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados