JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES

Autores/as

  • Adeítalo Manoel Pinho Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Resumen

Das várias ferramentas de reflexão sobre a literatura, propus o termo Geração de Leitores. Tal termo refere-se aos interlocutores de literatura do presente. Mais do que leitores, toda capacidade de recepção à literatura pode ser incluída nesta proposta, até aqueles que não têm acesso ao código escrito. Isto porque a interlocução, como diz Silviano Santiago, se dá de maneira anfíbia, pelos meios de comunicação, pela adaptação, entrevistas etc. Outro elemento também anfíbio é o que Nestor Garcia Canclini chamou de cultura híbrida, na qual tanto a cultura como seus tópicos dispersores de identidade devem ser vistos para além das divisões, maniqueísmos e separações organizadas até agora. Sendo assim, gostaria, nesta proposta, de articular a ideia de Geração de Leitores à interlocução literatura e leitor, realizada na Oficina Permanente de Leitura do projeto JUR, no Colégio João Ubaldo Ribeiro. São referidas ainda ideias de Regina Zilberman, Maria da Glória Bordini, Roger Chartier e Douglas Kellner.

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Biografía del autor/a

Adeítalo Manoel Pinho, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS).

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

Pinho, A. M. (2018). JOÃO UBALDO RIBEIRO, A ESCOLA E A OFICINA PERMANENTE DE LEITURA DO PROJETO JUR: LITERATURA E GERAÇÃO DE LEITORES. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2840