UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE

Autores/as

  • John Robert Schmitz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumen

Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).

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Biografía del autor/a

John Robert Schmitz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).

Publicado

2018-02-24

Cómo citar

Schmitz, J. R. (2018). UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867