QUILOMBOS EDITORIAIS: PANORAMA E ESTRATÉGIAS

Autores/as

  • Luiz Henrique Silva de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Ceft-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4454

Palabras clave:

Edição; Literatura afro-brasileira; Panorama; Quilombos editoriais.

Resumen

Este trabalho pretende resgatar as trajetórias e discutir as estratégias de atuação das casas ou quilombos editoriais responsáveis por veicular significativa parte da produção cultural afro-brasileira, especialmente a literatura. São exemplos: a Tipografia Fluminense de Brito e Cia. e a Empresa Tipográfica Dous de Dezembro; a Editora Pallas; a Mazza Edições; a Nandyala Editora; a Editora Ogum’s Toques Negros; a Ciclo Contínuo Editorial e a Editora Malê. A análise da atuação das casas ou quilombos editoriais aponta para a natureza peculiar de sua postura diante: a) do mercado; b) da autonomia necessária à sua produção; c) do aporte de capital de operação; d) do papel de agente cultural necessário em um espaço bem demarcado etnicamente; e) do profissionalismo na condução das atividades, dada a ausência de políticas públicas de apoio às edições afro-brasileiras. O referencial teórico deste trabalho é formado por Pierre Bourdieu; Henrique Cunha Jr.; e Hernán López Winne e Victor Malumián.

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Biografía del autor/a

Luiz Henrique Silva de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Ceft-MG)

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Ceft-MG). Atua na Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e na Graduação em Letras (Tecnologias de Edição). Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2019-02-05

Cómo citar

Oliveira, L. H. S. de. (2019). QUILOMBOS EDITORIAIS: PANORAMA E ESTRATÉGIAS. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4454

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados