AS NORMAS DE TRABALHO DO IFRN NA AVALIAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8352

Palabras clave:

Discurso Ergologia Gestão Normas de trabalho

Resumen

O presente estudo tem, como objetivo, observar, através dos acentos apreciativos expressos nos discursos dos gestores do IFRN, como eles avaliam as normas de trabalho presentes no contexto educacional do IFRN. O corpus do estudo é composto pelos discursos produzidos por dez (10) gestores do IFRN, os quais foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada e uma seção de autoconfrontação simples. Os profissionais foram solicitados a descrever a importância e a relação das normas de trabalho com o seu fazer laboral. A pesquisa está fundamentada nos aportes teórico-metodológicos advindos da Teoria dialógica da linguagem e da Ergologia. Os discursos dos gestores educacionais são analisados na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Cefet-MG)

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Líder do Grupo de Pesquisa LINFORPRO/IFRN/CNPq.

 

Maria Cristina Hennes Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora associada 3 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Filósofa da Linguagem, Analista do discurso, Pesquisadora e Consultora Linguística e Educacional do Grupo de Pesquisa UFPE/CNPq Linguagem, sociedade, saúde e trabalho.

 

Citas

BAKHTIN, Mikhail; (VOLOSHINOV, V. N.) Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. Trad. da ed. Americana Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, por Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza, 1993.

______. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

_____. Problemas da poética de Dostoiévski. 3ªed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005.

______.Questões de literatura e de estética. A teoria do romance.6. ed. São Paulo, Hucitec, 2010.

CLOT, Yves, FAÏTA Daniel. Genre et style en analyse du travail. In: Travailler, n.4, Paris: Martin Media, 2000, p. 7-42.

FAÏTA, Daniel. Análise das práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecilia Perez de; F, Daniel. (Org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

FERREIRA, Geraldo Generoso. O trabalho docente representado em textos prescritivos: uma análise dos Conteúdos Básicos Comuns de língua estrangeira do estado de Minas Gerais. 2011. Dissertação de Mestrado. Unitau, Taubaté, SP, 2011.

FERREIRA, Geraldo Generoso. O discurso docente sobre as normas de trabalho e o processo de renormalização no IFRN: uma análise discursiva.2020.Tese de doutorado. UFPE, Pernambuco, 2020.

LACOSTE, Michèle. Paroles, activité, situation. In: BOUTET, Josiane. Paroles au travail. Paris: L’Harmattan, 1995.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecilia Perez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

ROCHA, Décio; DAHER, Maria. Del Carmen; SANT’ANNA, Vera. Lopes. Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Perez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo, Cortez, 2002. p. 77-91.

SOUSA-E-SILVA, Maria Cecília Perez. de; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e Trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

TELLES, Ana. Luiza, & ALVAREZ, Denise. Interfaces ergonomia-ergologia: uma discussão sobre trabalho prescrito e normas antecedentes. In. FIGUEIREDO, Marcelo et al (Orgs.), Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2004.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Ferreira, G., & Sampaio, M. C. H. (2021). AS NORMAS DE TRABALHO DO IFRN NA AVALIAÇÃO DOS GESTORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. fólio - Revista De Letras, 13(1). https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8352

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados