A LÍNGUA E SEU DUPLO DOMÍNIO
O SEMIÓTICO E O SEMÂNTICO PARA A LEITURA DE TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9634Palabras clave:
Enunciação, Níveis de Análise Linguística, Forma e sentido na linguagem, Ensino de línguasResumen
Este artigo tem como objetivo identificar os movimentos de leitura, a partir da reflexão acerca dos diferentes sentidos do termo “frase” desenvolvido nos textos de Émile Benveniste — Os níveis de análise linguística, divulgado em 1962, e o texto A forma e o sentido na linguagem, do ano de 1966. O problema de pesquisa posto é o de como trazer contribuições presentes nos dois textos de Benveniste, para que se possa pensar em diferentes movimentos no ensino de leitura escolar, como uma atividade criada na enunciação? A fundamentação teórica será desenvolvida a partir dos pressupostos de Benveniste (2005, 2006); nas contribuições de Flores (2013), e também nos estudos de Petit (2009), no que concerne à leitura e escola. O estudo envolve uma pesquisa exploratória e bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Pautamo-nos em um ensino de língua voltado para as situações reais comunicação, o que requer saberes que ultrapassem os saberes meramente metalinguísticos de nomenclaturas, divisões e classificações gramaticais. O ensino de língua que defendemos requer domínios de exercícios de linguagem, que são sempre singulares e irrepetíveis.
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Citas
BENVENISTE, Émile. Os níveis da análise linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 127-140.
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