A LÍNGUA E SEU DUPLO DOMÍNIO
O SEMIÓTICO E O SEMÂNTICO PARA A LEITURA DE TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9634Palavras-chave:
Enunciação, Níveis de Análise Linguística, Forma e sentido na linguagem, Ensino de línguasResumo
Este artigo tem como objetivo identificar os movimentos de leitura, a partir da reflexão acerca dos diferentes sentidos do termo “frase” desenvolvido nos textos de Émile Benveniste — Os níveis de análise linguística, divulgado em 1962, e o texto A forma e o sentido na linguagem, do ano de 1966. O problema de pesquisa posto é o de como trazer contribuições presentes nos dois textos de Benveniste, para que se possa pensar em diferentes movimentos no ensino de leitura escolar, como uma atividade criada na enunciação? A fundamentação teórica será desenvolvida a partir dos pressupostos de Benveniste (2005, 2006); nas contribuições de Flores (2013), e também nos estudos de Petit (2009), no que concerne à leitura e escola. O estudo envolve uma pesquisa exploratória e bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Pautamo-nos em um ensino de língua voltado para as situações reais comunicação, o que requer saberes que ultrapassem os saberes meramente metalinguísticos de nomenclaturas, divisões e classificações gramaticais. O ensino de língua que defendemos requer domínios de exercícios de linguagem, que são sempre singulares e irrepetíveis.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Émile. Os níveis da análise linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 127-140.
BENVENISTE, Émile. A forma e o sentido na linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 220-242.
FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à Teoria Enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Ed. 34, 2009.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
TOLDO, Claudia. O reconhecimento da língua para a compreensão do mundo: a questão da leitura. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 3, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.