UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DE FEEDBACK HIPERMODAL PARA A REESCRITA TEXTUAL

FOCO NO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11412

Palavras-chave:

Hipermodalidade, Feedback, Reescrita, Artigo

Resumo

Esta pesquisa exploratória buscou investigar os efeitos do uso de feedback hipermodal (verbal e sonoro) para a reescrita do gênero artigo acadêmico em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma Universidade particular de Minas Gerais. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da teoria sobre hiper/multimodalidade (LEMKE, 2002; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), na Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia, doravante TCAM (MAYER, 2001), e na visão dialógica da linguagem (BAKHTIN, 1995). Metodologicamente, aplicou-se um experimento para um total de 23 alunos que, divididos em oito grupos escreveram colaborativamente um artigo na área de Pedagogia e receberam da professora da disciplina feedback multimodal, nas modalidades verbal escrita no próprio texto e sonora para a reescrita dos textos. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, sendo um de identificação e de levantamento do processo de escrita dos participantes e outro de avaliação do experimento. A análise dos dados indicou a relevância do feedback hipermodal para a reescrita dos textos. Na condição comparativa, entretanto, os alunos apontaram no questionárerio de avaliação que as marcações e/ou comentários escritos, destacados no texto por recurso de cor e traços indicando onde é necessário alterar o texto, contribuiu mais para a reescrita do texto do que o áudio. Isto se explica pelo fato de que o áudio foi enviado aos alunos no chat da Plataforma Teams, portanto, distante do texto comentado, enquanto as marcações foram feitas diretamente no texto, o que facilitou a consulta e a reescrita do texto.

 

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Biografia do Autor

Aline Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Bolsista de doutorado pela FAPEMIG.

Patrícia Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ)

Doutora em Linguística Aplicada  pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: hipermídia, aquisição lexical em língua estrangeira, ensino em realidade virtual, letramento digital.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Silva, A., & Ribeiro, P. (2023). UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DE FEEDBACK HIPERMODAL PARA A REESCRITA TEXTUAL: FOCO NO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11412