Percepções de professores brasileiros de língua inglesa em formação sobre dificuldades para desenvolver habilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.12758

Palavras-chave:

Percepção, Professores, Dificuldades, Habilidades, Língua Inglesa

Resumo

À luz da linguística aplicada, este artigo reflete sobre as dificuldades para desenvolver habilidades em língua inglesa. Apresenta dados de um estudo etnográfico, com base na abordagem ‘need analysis’, realizado com um grupo de 26 professores de língua inglesa em formação. O objetivo central do estudo foi investigar as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento das quatro habilidades básicas -falar, ouvir, ler e escrever- em língua inglesa, a partir das percepções dos participantes. Nesse sentido, a pesquisa intencionou mapear as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento de habilidades nessa língua. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário e uma entrevista. Os dados foram analisados com base nos paradigmas qualitativo e quantitativo e apontaram que as dificuldades estavam relacionadas com a falta de prática, supostos julgamentos, a culpabilidade da escola, abordagens e métodos de ensino, bloqueio (filtro afetivo), medo, insegurança, timidez, vergonha e autocrítica. A relevância do estudo está na possibilidade de lançar luz em uma problemática que requer atenção, para possibilitar mudanças e alcançar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávius Almeida dos Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

Professor Adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: flaviusanjos@gmail.com.

Referências

AL HOSNI, S. Speaking Difficulties Encountered by Young EFL Learners. In: International Journal on Studies in English Language and Literature (IJSELL). Vol. 2, Issue 6, June, p. 22-30, 2014.

ANJOS, F. A. Dimensões para o ensino da língua inglesa. Cruz das Almas: UFRB, 2022.

ANJOS, F. A.; SCHEYERL, D. C. M. What is there behind teachers’ reactions?A qualitative study on attitudes with some Brazilian teachers of English. European Scientific Journal, ESJ, 17 (22) 108. 2021. https://doi.org/10.19044/esj.2021.v17n22p108

ASSIS-PETERSON, A. A.; SILVA, E. M. N. Alunos à margem das aulas de inglês: por uma prática inclusiva? In: LIMA, D. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 93-106.

BROWN, G.; YULE, G. Teaching the spoken language. Great Britain: Cambridge University Press, 1994.

DEWAELE, J. M. Reflections on the emotional and psychological aspects of foreign language learning and use. Anglistik: International Journal of English Studies. March, p. 23-42, 2011.

GIMENEZ, T. Ensinar a aprender ou ensinar o que aprendeu? In: LIMA, D. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 107-112.

KIM, S. Y. Teachers’s perceptions about teaching English through English. In: English teaching, vol 57, no 1, p. 131-148, 2002.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira. Ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

PALLU, P. H. R. Língua inglesa e a dificuldade de aprendizagem da pessoa adulta. Curitiba: Positivo, 2008.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. 3rd ed. United Kingdom: Cambridge University Press, 2014.

SANTOS, J.; BARCELOS, A. M. F. “Não sei de onde vem essa timidez, talvez um medo de parecer ridículo”: um estudo sobre a timidez e a produção oral de alunos de inglês. In: Horizontes de Linguística Aplicada, ano 17, n. 2, p.15-35, 2018.

SCHMITZ, J. R. Ensino/aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: Uma meta alcançável? In: LIMA, D. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 13-20.

SINTADEWI, N. M. D.; ARTINI, N. P. J.; FEBRYAN, I. Analysis of English Learning Difficulty of Students inElementary School. In: International Journal of Elementary Education. Volume 4, Number 3, Tahun, pp.431-438, 2020.

SONGHORI, M. H. Introduction to Needs Analysis. In: English for Specific Purposes world, Issue 4, p. 1-25, 2008.

SURYANTO, S.; SARI, Z. E. Difficulties and Strategies in Learning English: An Analysis of Students From English and Non-English Education Department in IndonesiaEnglish Education Department in Indonesia. In: Advances in Social Science, Education and Humanities Research, volume 518, p. 313-331, 2020.

UTAMI, D. N. The EFL teachers’ beliefs and their teaching practices. OKARA Journal of Languages and Literature, II (X), 2016, 135-144. Retrieved from: http://ejournal.stainpamekasan. ac.id/index.php/okara/article/view/974/773.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

dos Anjos, F. A. (2024). Percepções de professores brasileiros de língua inglesa em formação sobre dificuldades para desenvolver habilidades. fólio - Revista De Letras, 15(1), 86-105. https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.12758

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados