LITERATURA E SEXUALIDADEA OU A RELAÇÃO ENTRE ARTE E DESEJO EM E. M. FORSTER

Autores

  • José Ailson Lemos de Souza Lemos de Souza Universidade Federal da Bahia (Ufba)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3245

Resumo

A longevidade de E. M. Forster e o abandono precoce do romance, forma literária que o distinguiram como uma das vozes mais importantes da literatura inglesa no século XX, levantaram questionamentos sobre a influência da sexualidade em sua carreira. A publicação póstuma de Maurice (1971), que tornou evidente sua homossexualidade, fez surgir novas leituras de sua obra literária. Neste trabalho analisamos algumas questões relacionadas ao par literatura e sexualidade em textos não literários do autor como ensaios, palestras e crítica literária, com o fim de discutir o pensamento de Forster sobre a expressão do desejo sexual nas artes e as interdições e condicionamentos sociais decorrentes do contexto homofóbico em que viveu. Além disso, traçamos alguns paralelos entre essa discussão crítica do autor com a obra literária. Antes ainda, fazemos uma consideração breve sobre o termo sexualidade inserida no contexto regulatório que surgiu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ailson Lemos de Souza Lemos de Souza, Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutorando em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Souza, J. A. L. de S. L. de. (2018). LITERATURA E SEXUALIDADEA OU A RELAÇÃO ENTRE ARTE E DESEJO EM E. M. FORSTER. fólio - Revista De Letras, 9(1). https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3245

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados