DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS E AS TECNOLOGIAS DISCIPLINARES EM EM NOME DO DESEJO, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

Autores

  • Pamella Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3253

Resumo

Considerando o crescente no tocante à literatura brasileira de temática gay, este artigo almeja contribuir para o aporte teórico e crítico em construção sobre o tema. Para isso, pretende-se fazer uma análise do romance Em nome do desejo (2001), de João Silvério Trevisan, acerca do que corresponde ao disciplinamento dos corpos, proposto principalmente por Michel Foucault (1998, 1996), que teorizou sobre a construção da sexualidade e do disciplinamento dos corpos colocados em constante vigilância a fim de garantir que não se se desviassem do padrão considerado adequado. Pretendeu-se aqui observar a forma como cada dispositivo e tecnologia de poder age em consonância com a norma pré-estabelecida de heteronormatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamella Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Estudos Literários, na linha de pesquisa Poéticas da Modernidade, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Oliveira, P. (2019). DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS E AS TECNOLOGIAS DISCIPLINARES EM EM NOME DO DESEJO, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN. fólio - Revista De Letras, 9(1). https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3253

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados