DISCURSO E IMAGEM: UMA ANÁLISE DE PIETÀ WITH COURTNEY LOVE, DE LACHAPELLE E DE PIETÀ, DE BELLINI
Resumo
Neste trabalho, pretendemos analisar, a partir da Análise do Discurso, mais especificamente da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2008), os aspectos discursivos de duas imagens, a pintura Pietà, de Giovanni Bellini, e a fotografia Pietá with Coutney Love, de David Lachapelle. Esta análise abordará alguns aspectos fundamentais na compreensão do discurso imagético, segundo os referenciais por nós utilizados e as questões levantadas por Charaudeau (no prelo) para o estudo da imagem sob o viés da AD: a situação de comunicação; os sujeitos da linguagem presentes nesta situação; os gêneros de discurso aos quais tais imagens pertencem; os efeitos de real, de ficção e de gênero; os dados técnicos das imagens e a intericonicidade presente entre elas. Á guisa de um referencial teórico que contemple uma análise discursiva da imagem em seus diversos aspectos, também utilizaremos como referencial os estudos de Aumont (2011), de Mendes (2010), de Baudrillard (1991), de Guimarães (2003) e a teoria crítica do pós-modernismo. Para proceder este trabalho, definiremos tais aspectos a partir da observação dos mesmos nas imagens, as quais serão, primeiramente, analisadas isoladamente e, em um segundo momento, relacionadas entre si.
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