A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA IN-TEGRADO AO ENSINO MÉDIO: LEITURA/ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Autores

  • Carla Cristiane Fonseca Barbosa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Onici Claro Flôres Claro Flôres Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal Farroupilha, com alunos da terceira série do ensino médio. A pesquisa visa promover uma melhoria em relação à produção de relatórios de aula prática, que faz parte das atividades de rotina desses estudantes, por meio da realização de uma série de atividades supervisionadas. Os passos dessa série foram os seguintes: (1) aplicação de um pré-teste de diagnóstico, (2) a resposta a um questionário sobre a leitura e estruturas de produção textual por dois grupos de estudantes, (3) oficinas de leitura e produção textual (4) aplicação de um pós-teste. Os resultados mostraram que ambos os grupos melhoraram suas habilidades de escrita, ainda que modestamente. De alguma forma, a melhoria da escrita depende de uma prática contínua, e o trabalho apresentado aqui pode funcionar como um primeiro passo bem-sucedido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristiane Fonseca Barbosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos.

 

Onici Claro Flôres Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Linguística e Letras. Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul.

 
 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Barbosa, C. C. F., & Flôres, O. C. F. C. (2018). A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA IN-TEGRADO AO ENSINO MÉDIO: LEITURA/ESCRITA DO GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3356

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados