A (RE)CONSTRUÇÃO DO EU NO CONTEXTO DA L2: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
Resumo
O presente artigo investiga as experiências de dois aprendizes de inglês como segunda língua (ESL), através do vié s da gramática sistêmico-funcional, mais precisamente as metafunções interpessoal e ideacional, (GSF) (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e da Teoria da Avaliatividade (MARTIN & WHITE, 2005), visando melhor entender o processo de aprendizagem da L2, dando voz aos próprios aprendizes. As narrativas fazem parte do Projeto AMFALE (UFMG) cujo objetivo é ouvir como os próprios aprendizes, alunos do programa de graduação, percebem suas experiências de aquisição da L2. A escolha da GSF ocorre pelo fato desta tratar os elementos do texto, oral ou escrito, como recursos criadores de significado, levando em consideração o contexto em que a língua é instanciada. A Teoria da Avaliatividade, por sua vez, vem complementar a análise, expandindo as relações interpessoais criadas entre produtor/leitor, suas posições em relação ao texto e àqueles com os quais interagem.
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