CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA NO ENEM DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7038Palavras-chave:
Concepções de leitura, Concepções de linguagem, ENEM, Língua InglesaResumo
No Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exerce influências nos contextos de ensino por ser utilizado como critério de acesso a importantes universidades públicas e privadas e como critério de participação em projetos sociais que viabilizam esse acesso. As influências que o ENEM exerce nos contextos de ensino inclui as concepções teóricas que o subjazem, visto que as questões que compõem o exame são fundamentadas em teorias que, consequentemente, estão presentes na escola. O objetivo deste trabalho é analisar as concepções de linguagem e de leitura que subjazem as questões do ENEM de Língua Inglesa (ENEM-LI). Para tanto, foram consideradas, principalmente, as concepções de linguagem como meio de interação e como instrumento de comunicação; e as concepções de leitura como produção de sentido e como decodificação. Foi analisado um total de 40 questões de LI de oito edições do exame, com ênfase na análise semântica dos enunciados das questões. Os resultados apontam que ambas as concepções de linguagem e de leitura subjazem diferentes questões do exame, o que pode indicar um direcionamento para visões mais atuais de linguagem como gênero e de leitura como letramento, privilegiadas em documentos oficiais que orientam o ensino de línguas no país.
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